Submissão de Pôsteres

O apresentador deverá comparecer ao local de apresentação com seu seu pôster, na data e horário de apresentação abaixo indicados.

Lembramos que o pôster deve possuir cordão superior que permita que seja pendurado.

SEXTA-FEIRA 4 DE MAIO – 15:30 – 16:30
1 ALICE JENNEFER DA SILVA MATEMÁTICA EM MÃOS: INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
2 Aline Catarina Da Silva Equações Diofantinas No Currículo?
3 Aloisio Pedro Hammes O CONTEXTO ESCOLAR DO ALUNO E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
4 Ana Cláudia Hoppe Estágio Curricular Supervisionado E Seu Papel Formador No Curso De Licenciatura Em Matemática: Um Olhar A Partir Do Licenciando
5 Ana Cláudia Ribeiro Martins A Resolução De Problemas Na Educação Matemática
6 ANTONIO CESAR DOS SANTOS ESPERANCA A CONSTRUÇÃO DO XADREZ GIGANTE: UM ELO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
7 ANTONIO PAULO MUCCILLO DE MEDEIROS A MATEMÁTICA NAS OBRAS DE ESCHER
8 Bárbara Gonçalves Fenille Velasco ORIGAEDROS PLATÔNICOS : Uma Proposta De Ensino De Geometria A Partir De Origami
9 Bruno Dall Agnol Atividades E Jogos No Ensino Da Educação Basica
10 Carlinho Augustinho Horn A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM
11 CAROLINE VANESSA WENDLAND Trigonometria No Ensino Médio: Jogo Como Recurso Didático
12 Cassia Gonçalves D’Avila RÉGUA DE CÁLCULO: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LOGARITMO
13 Catia Piano O ENSINO DE LOGARITMOS ATRAVÉS DO CÁLCULO DE ÁREAS ABAIXO DE UMA CURVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
14 Cláudia Brum De Oliveira Fogliarini Filha PROJETO DE MINICURSOS ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE COOPERAÇÃO ENTRE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
15 Cleuber Pereira Ramos SISTEMA DE RECORRÊNCIAS LINEARES NÃO HOMEGÊNEAS
16 Daniel Argeu Bruxel EVOLUTAS E INVOLUTAS DE CURVAS PLANAS VIA GEOGEBRA
17 DENIS CARLOS LIMA COSTA APLICAÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA DESENVOLVIDAS EM PLANILHAS ELETRÔNICAS
18 Elisson Pontarolo UMA APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
19 Felipe Furtado Lorenci SUAV – Sistema Ubíquo De Aprendizagem Vertical
20 Fernanda Dos Santos Garcia GEOGEBRA E AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
21 Gabriela Gimenes Pereira O USO DA PLANILHA ELETRÔNICA PARA ESTUDAR NÚMEROS COMPLEXOS.
22 Ivan De Almeida Fiorotti 1º Seminário De Inclusão E Matemática Do IFRS – Campus Canoas: Síntese Geral E Breve Relato
23 Jader Soares Dos Santos A Geometria Na Vila Olímpica: Uma Proposta De Atividade No Ensino Médio.
24 Janilson Loterio A UTILIZAÇÃO DO JOGO “TRUNFO ” NAS AULAS DE MATEMÁTICA
25 Laura Castro O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR
26 Licia Giesta Ferreira De Medeiros TENDO A MATEMÁTICA O TEMPO TODO À MÃO
27 Luis Felipe Tatsch Schmidt UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O APLICATIVO “CALCULADORA – O JOGO”
28 Luiz Carlos Lemos Junior EM BUSCA DA QUANTIDADE DE POLÍGONOS GERADOS APÓS A CONSTRUÇÃO DAS DIAGONAIS DE UM N-ÁGONO
29 Marina Gandolfi A MATEMÁTICA E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA
30 Max Baranenko Rodrigues A Utilização De Resolução De Problemas Como Estratégia De Ensino E Aprendizagem Da Matemática
31 Milena Da Silva Fontana A Face Formativa Da Matemática: Da Paideia Platônica À Contemporâneidade
32 Priscila Dombrovski Zen A Importância Da Estatística No Ensino Médio
33 Raquel Oliveira Bodart Uso De Sequência Didática Para O Ensino De Análise Combinatória Através Da Resolução De Problemas
34 Renan Severo Ferreira O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O AUXÍLIO DE RÉGUA E COMPASSO
35 Roseane Nunes Garcia De Souza O Ensino De Frações No Ensino Fundamental II: Uma Experiência No 6º Ano
36 TIAGO PEREIRA ARMAO ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM
 37  Eliziane Comachio  CONCEITOS DE GEOMETRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
SÁBADO 5 DE MAIO – 15:30 – 16:30
1 Acacio Neckel ABORDAGEM DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO
2 André Rodrigues Rosale UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – DO CURRÍCULO À PRÁTICA – PASSO 1
3 Angélica Elis Heineck EXPLORANDO A GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO COM MATERIAL CONCRETO: QUADRO DE ELIPSES
4 Antonio Dantas Costa Neto ANÁLISE MULTIVARIADA DA CADEIA DE COMPONENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO  FEDERAL DE BRASÍLIA
5 Carlos Henrique Lange MÚSICA E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA SEDIMENTAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
6 Cintia Carla Berrnardi MATEMÁGICAS: UM TRUQUE QUE INCENTIVA O SABER
7 Claudia Vieira De Vargas O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS
8 Claudio Iavorski Uso Do Software Geogebra Em Sala Para Situações Em Três Dimensões E/Ou Dinâmicas
9 Edison Alves Da Silva Estudo Sobre A Importância Do Pibid Para A Formação Inicial E Continuada Dos Professores De Matemática.
10 Eduarda Santos De Oliveira ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM DISCIPLINA DE ESTÁGIO
11 Fernando Augusto Brancher A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS  NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
12 Flavio Fernandes Modelagem Matemática Na Educação De Jovens E Adultos
13 Francisco Rother ALUNO COMO AGENTE ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
14 Gabriela Gimenes Pereira O USO DA PLANILHA ELETRÔNICA PARA ESTUDAR NÚMEROS COMPLEXOS.
15 Gustavo Camargo Bérti ESTUDO DE CÔNICAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
16 ISABELLE ALVES TROBIA JOGO AVANÇANDO COM O RESTO PARA ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
17 Ivan Pinheiro De Oliveira EQUAÇÕES DE RECORRÊNCIA: PROPOSTA PARA O ORÇAMENTO FAMILIAR
18 Klara Granetto Lusitani UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS ABORDADOS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO PROFMAT DA UTFPR
19 LAURA ESTER BENEDETTI PRETO Tecnologias Digitais No Ensino Da Matemática: O Geogebra Como Instrumento Para Aprendizagem.
20 LILIAN MATTE LISE DEOTI A ETNOMATEMÁTICA E O ENSINO DE GEOMETRIA NA ESCOLA DO CAMPO EM INTERAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
21 LUCAS DOS SANTOS MACIEL Avaliação Por Portfólio
22 LUCIA ONEZIMA DA SILVA OLIVEIRA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, ATRAVÉS DE REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COM MATERIAL. DOURADO.
23 Maiara Canan Koetz Concepções De Professores Polivalentes E A Influência No Ensino De Medida
24 Mariana Bispo Da Silva Reforço Escolar Em Matemática
25 Mariana Lima Duro EMPRESTAMOS A GEOMETRIA PARA A ARTE: A Matemática Do Origami
26 Maristel Do Nascimento DESENHOS DO SONAS/ LUSONAS E JOGOS AFRICANOS – A ÁFRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
27 Marlisa Bernardi De Almeida RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PROMOVENDO DESAFIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES
28 Marlon Mülhbauer O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS PARA A DETERMINAÇÃO DO VALOR DE PARCELAS DE UM FINANCIAMENTO: UMA PROPOSTA PARA INTRODUZIR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
29 Patric Machado De Menezes MODELAGEM MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO APRENDIDO COM MODELAGEM
30 Reginaldo Cristiano Griseli A CRIPTOGRAFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DA ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
31 Ricardo Pessoa Dos Santos O Sudoku E A Matemática
32 Robson Kleemann PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COM A FÍSICA
33 Rui Seimetz O ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TDIC: OPINIÕES E PERSPECTIVAS DE ALUNOS
34 Ruth Leia Pereira De Farias ANÁLISE DA PLATAFORMA HYPATIAMAT COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS E CONCEITOS RELACIONADOS
35 SOLANGE MARIA GUARDA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA
36 Tancredo Heriberto Tonello ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

 

 

A submissão de trabalho é feita pelo sistema de inscrições, no ato ou após a inscrição, no período de 18 de janeiro até 30 de Março  PRORROGADO ATÉ 10 DE ABRIL mediante upload do arquivo que contenha o resumo do trabalho, com no máximo duas páginas, conforme o template e em formato .pdf (clique em Inscrições no menu principal do site).

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio serão publicados em anais.

Cada participante poderá submeter um único trabalho e somente receberá certificado pela apresentação o autor devidamente inscrito e que participar do evento. No caso de trabalhos com mais de um autor, somente receberá certificado de participação aquele que o tiver submetido.

Template: Clique aqui.

O trabalho submetido deve se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

  • T1: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica
  • T2: Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental
  • T3: Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio
  • T4: Formação inicial e continuada de professores de Matemática
  • T5: Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática
  • T6: Tecnologias digitais no ensino de Matemática
  • T7: Avaliação no ensino da Matemática
  • T8: História da Matemática e prática docente

 

Orientações para formatação e apresentação do Pôster

Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente. Não existe modelo definido para o texto do pôster, mas é necessário seguir as seguintes diretrizes:

Possuir cordão superior que permita que o pôster seja pendurado.

Dimensões máximas: 1m x 1m.

O título, autor(es) e orientador(es) devem ser indicados na parte superior.

Sugestão para tamanho das letras:

Título: tamanho 70 (1,5cm de altura)

Autores e orientadores: tamanho 50 (1cm de altura)

Texto: tamanho 28 (0,7cm de altura)

Busque um bom equilíbrio entre texto e ilustrações, estas devem ocupar uma área maior.

Clique AQUI e baixe um modelo para pôster (uso não obrigatório)

Segundo a programação do evento, os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, onde seus autores terão a oportunidade de apresentá-los no(s) dia(s) programado(s) pela Comissão de Organização. Os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.

Observações Importantes:

  • Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação. Para que o trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento é necessário o pagamento da inscrição como participante.
  • Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas. O conteúdo e a correção gramatical dos textos serão de responsabilidade do(s) autor(es).